Como deixar os panos de prato branquinhos

Esta é uma das grandes dúvida que acompanham muitas donas de casa: “como conseguir deixar os panos de prato branquinhos sem tanto esforço e sem gastar muito”.

Bom, existem algumas formas, umas mais caras e outras mais baratinhas, umas que dão mais trabalho e outras que são mais práticas.

Segue as duas formas que mais uso aqui em casa 🙂

IMG_0090

Vamos lá?

Forma econômica – Quarar:

  • 2 Litros de água quente;
  • 1/2 Xícara de chá de sabão de coco ralado;
  • 2 Colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 Xicara de chá de vinagre e
  • Saco de lixo

Modo de preparo:

Forre uma bacia ou balde com o saco de lixo, coloque os panos de prato em um balde, acrescente o sabão ralado e o bicarbonato de sódio, a água e por último o vinagre. Mexa com o auxílio de uma colher comprida, tomando cuidado para não se queimar com o vapor que sobe e feche este saco, se possível leve ao Sol, para que ele fique quente e potencialize o efeito da limpeza. Espere esfriar ou pelo menos 30 minutos e lave como de costume na máquina.

É incrível como funciona! A mistura do Bicarbonato + Vinagre faz a mesma espuma que o branqueador de mercado. Eu não botava fé, mas é ótimo!

IMG_0081

Veja este POST sobre quarar as roupas e ESTE sobre sabão de coco.

Forma Rápida:

  • 2 Litros de água quente
  • 1 Medida de Branqueador (Vanish, Omo ou Brilhante).

Modo de preparo:

Coloque os panos de prato em um balde ou bacia, acrescente o pozinho neles, uma parte no meio e a outra por cima de tudo, jogue a água e mexa com o auxílio de uma colher grande, tomando sempre cuidado para não se queimar. Espere esfriar ou pelo menos 30 minutos e lave como de costume na máquina.IMG_0080

DICAS:

  • Não é recomendável usar a água fervendo, pois ela pode desgastar as fibras do tecido. Por isso é importante que ela esteja bem quente, mas não fervendo.
  • Use uma colher de metal, para não pegar gosto nas de pau ou bambu.
  • Esta mistura CLAREIA meias, cuecas e roupas também!

Destas duas formas que passei, a que eu acho que traz um melhor resultado é a primeira, apesar dela dar um pouco mais de trabalho, ela tem um resultado melhor e menos abrasivo nas peças, sem contar que é mais econômica e acessível em qualquer lugar do mundo, sem sombra de dúvidas!

Existe também uma forma de clarear usando o microondas, mas eu não confio, por isso não indico!

Enfim, espero ter ajudado vocês 😀

Bjos!

 

Compartilhar é um carinho...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone